11 Comentários
Mar 31, 2023Gostado por Christian Gurtner

"E qual o problema de ser burro?"

Eliminar e/ou reduzir o raciocínio critico dos indivíduos é o preceito basilar da maioria dos governos populistas: um povo que não raciocina submete-se, na maioria das vezes sem perceber, a controle político, econômico e social, consentindo o autoritarismo travestido de falsa democracia. É algo histórico. E o comparativo geográfico relacionando o nível de Q.I. dos indivíduos, de certa forma, reforça a tese. Mas há algo bem mais prejudicial que um Q.I. baixo: a falta de civilidade.

Expand full comment

Quando mais novo adorava teus podcasts pelo nível de pesquisa técnica e interpretação. No entanto, qualquer admiração que tinha sobre ti morreu hoje.

Seu texto é a definição do que é ser burro.

Q.I é um método cientificamente inverídico de medir quaisquer tipos de inteligência, tanto que sequer se leva isso à sério hoje em dia. Existem dezenas de estudos que colocam em cheque inclusive a validade teórica, procure pelo PDF da universidade de Ontario.

Ainda assim, vamos supor que Q.I fosse um método mi minimamente valido e satisfatoriamente abrangente.

Testes de Q.I existem aos milhares, e são diferentes ao redor do mundo. Pra que houvesse algum ponto válido de comparação dever-se-ia aplicar o mesmo teste de forma regular em todos os países, o que não é o caso. Diferentes testes de Q.I, feitos em sociedades diferentes e com aplicações diferentes geram, olha só, resultados diferentes.

E para além disso, não levar em conta o fator histórico e suas variáveis econômicas e sociais é burrice. Das grandes.

E por fim, fica aqui uma dica pessoal, vinda de alguém que até duzentos anos atrás nem teria chance de lhe escrever uma resposta, dado que teria sido abandonado à morte ou largado num convento.

A abolição de palavras e termos não se da pelo politicamente correto, mas sim pela elevação de nossa compreensão humana e intelectual. O termo com R que você usou no seu texto não está sendo abandonado pelo politicamente correto, mas sim por não se encaixar na visão de sociedade dos novos anos, visão essa que evoluiu desde que você estabeleceu suas estruturas sociais. Esse é o princípio do envelhecimento, e não entender isso te torna obsoleto, não um contraventor que usa um termo inadequado.

Não evoluir em conjunto com a sociedade e a linguagem é burrice. E se você preza tanto pela intelectualidade como tenta transparecer deveria saber disso.

Espero que você um dia melhore. Mas depois dessa não vou ficar aqui pra ver.

Expand full comment

É evidente que o Brasil é um país de gente burra, a maioria é. E nao somos os unicos no mundo, sou basileira e moro ha mais de 10 anos na Europa, hoje na italia, e o sul da Italia, se nao pior igual ao nivel de ignorância mental dos brasileiros. Existem niveis e categorias de ignorancia humana que estao acima de qq suspeita. Trump é ignorante, Putin é ignorante, Bolsonaro nem se fala....

Expand full comment

Esse problema do Qi está relacionado a pobreza e acredito que a democracia associada ao politicamente correto tem provocado um nivelamento da população. Somos cada vez mais iguais só que nivelado para baixo.

Expand full comment

Não é preciso ser um gênio para saber que logo estaremos abaixo de 69. Com o ensino decadente como está e a falta de apetite por conhecimento, somados às redes sociais, falta de qualidade nas letras de músicas e filmes, logo voltaremos a ser o homem das cavernas, porém regido pela tecnologia. ;)

Expand full comment

Há alguns dias eu perguntei pra Alexa qual era o QI médio do brasileiro. Segundo a inteligência artificial da Amazon, nossa capacidade intelectual fica "um pouco abaixo da de um chimpanzé".

Expand full comment

Já tinha essa sensação em relação ao nosso país, não me surpreende que a ciência referende essa impressão. Mas é triste esta constatação e saber que não há muita perspectiva de melhora como Nação.

Expand full comment